quarta-feira, 4 de abril de 2012

As Garotas De Alceu

Olá!! Hoje tem um post pra lá de sensual e encantador!!

Quem nunca ouviu falar sobre As Garotas do Alceu?? E quem nunca quis ser uma delas rs??

Alceu Penna oi um dos primeiros a desenvolver quadrinhos no Brasil, além de publicar em outras revistas como a revista americana Esquire . Criou para o Globo Juvenil adaptações da literatura, inclusive Alice no País das Maravilhas.
Mas seu maior trabalho, foi As Garotas, publicado semanalmente na revista O Cruzeiro, do final da década de 30 até meados da década de 60.  As moças conquistaram o carinho de quem folhava as revista e, claro, das fashionistas de plantão da época. As garotas representavam jovens lindas e sensuais na faixa de 18 a 25 anos, que entendiam de moda e bom gosto.


Apresentação publicada na revista em 1938: " As garotas que são a expressão da vida moderna, endiabradas e inquietas serão apresentadas todas as semanas em "O Cruzeiro" por Alceu Penna..."


Os cabelos volumosos, realçado com acessórios, brincos e bijous essenciais são copiados por várias meninas, além das maquiagens que realçam o rosto suave. O quadril afina, os ombros alargam e as pernas, apesar de lindas, não são mais o foco das atenções, agora os seios passam a ser mais valorizados.

a delicadeza e sensualidade d´As Garotas do Alceu, substituem a excentricidade das melindrosas. Os desenhos lembram as pin up americanas. Por meio delas se dita a moda carioca da década de 60, atraíam públicos de todas as idades e todas queriam ser uma de suas garotas.



O grande Alceu Penna além dos quadrinhos, fez figurinos de carnaval, ajudou Carmem Miranda com os seus e vestiu Marta Rocha no concurso de Miss Universo de 1954. arrazouu né??

Figurinos de Alceu Penna para evento de moda Rhodia na década de 60

Agora pra quem conhece e ama, ou acabou de conhecer fica a dica do livro a respeito desse gênio dos desenhos:


Alceu Penna e As Garotas do Brasil: moda e imprensa- 1933 a 1975, de Gonçalo Junior, 
Editora Manoli

Bom, eu adorei o post, sou apaixonada por desenhos e acredito que não tem como não se derreter com essas garotas e seu grande criador. E vcs o que acharam??

Até, Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada!! Para mais contato: suzane_mp@hotmail.com ...Até beijos, Suzane Pereira